QUESTIONÁRIO

Se você fosse presidente de mocidade qual seria sua primeira atitude em relação aos jovens?
a) Tentar unificar todos os jovens.
b) Creio que o melhor a se fazer está sendo feito, saber o que eles ou nós queremos é bom, mas teríamos como presidente de mocidade fazer não somente o que nós queremos, mas o que realmente precisamos para ir ao céu e permanecer fiel. (Rm – 3.23 e 24).
c) Não fazer nada, sem antes ouvir a opinião dos jovens.
d) A mesma que está sendo feita.
e) Primeiro orava, pedindo a Deus conhecimento e sabedoria, depois convocava toda mocidade para uma reunião, falava qual era os seus planos de trabalho com todos.
f) Se eu fosse Presidente de Mocidade eu integraria os jovens aos seus próprios eventos: como?
g) Faria reuniões onde eles teriam que decidir a melhor maneira de ser feito o evento.
Exemplos:
· Um estudo para os jovens;
· Seria decidido o tema e quando seria feito.
· Um passeio para os jovens;
· Seria decidido para onde seria o passeio, quando seria e quanto eles iriam pagar.
· Um jantar no dia dos namorados;
· Seria decidido como seria feito o jantar e eles iriam batalhar para que isso fosse possível.

h) Faria uma reunião pra saber quem esta disposto a entregar a vida sem reservas a Cristo.
i) Fazia palestras, estudos, atividades, cultos com mais rodízios para dar oportunidades a mais jovens.
j) Tentaria achar o foco das necessidades do conjunto e procuraria resolve-los buscando não somente os interesses dos jovens, mas da igreja do Senhor.

k) Se fosse presidente de mocidade minha primeira atitude seria, levantar dois pontos sobre os jovens, o 1º é estudos bíblicos, e o 2º é campanha de oração, pois sem oração não tem poder, mas outros pontos seria bem vistos como conversas sobre o jovem e como está a sua vida, pois os jovens estão se envolvendo muito com o mundo, alguns tem músicas mundanas nos celulares outros falam que não tem nada haver, acho que os jovens precisam ser sacudidos.
l) Promoveria palestras sobre diversos assuntos: treinamentos, estudos bíblicos, e além das obrigações está precisando também de lazer, pois acho que como não há passeios e lazer muitos jovem podem está procurando outros divertimentos, isto pode ser perigoso.
m) Incentivaria os jovens no trabalho do evangelismo nas visitas, uma vez por mês um culto para o jovem, etc...
n) Ser jovem e compreender as situações dos jovens.
o) Que ele tivessem o estudo de canto, e mas oração.
p) Faria reunião uma vez por mês, para avaliar como estar indo a mocidade, se possível aos domingos a tarde, programaria três jovens para visitar as pessoas que não foram a escola dominical.


O que precisa melhorar no conjunto Filadélfia?
q) Compromisso dos componentes.
r) Acredito que uma coisa que falta no Filadélfia são momentos de adoração antes ou até mesmo depois de se ensaiar os hinos como de costume, os jovens precisam se acostumar a buscar ao Senhor, se eles não fazem na igreja, em casa é que não vão fazer. (Ec – 12.1).
s) Na minha opinião só a participação dos jovens nos ensaios.
t) Precisa melhorar na oração, pouco se ouve falar na oração com a mocidade.
u) Precisa melhora na parte do compromisso que eles devem ter, não só com os regentes ou com o Presidente de Mocidade ou com Pastor da igreja, mas com Deus.
v) A união entre os jovens.
w) Bom, pela opinião própria e pelo que vejo, deveria melhorar o comportamento durante os cultos, as vezes conversam demais. E as meninas não falam com os novos convertidos nem com as mulheres nem com os homens.
x) Acho que uma posição melhor com alguns componentes, quando eu estava na regência eu queria levantar dois pontos mas não consegui, o 1º era de levantar uma cartilha de faltas como uma chamada e o jovem que tivesse muita falta ele levaria uma suspensão e se ele não tomasse jeito ele seria retirado do conjunto, 2º era de alguma forma proibir o uso de celulares dentro do conjunto, e outro ponto a ser visto, é o da conversa, tem que acaba com as conversas de alguma forma.
y) Não participo do conjunto.
z) Espiritualidade.
aa) Que os jovens venham ter responsabilidade na obra do Senhor.
bb) Na minha opinião não precisa mudar nada, na questão da ordem, mais devia mudar um pouco nas questões dos louvores, pra de vez e quando louvar com os músicos, precisa descobrir talentos.


Que nota você daria para sua vida espiritual, hoje, de 1 a 10?
a) Nota 3 ou 4.
b) Espero que esteja certo, 5,0. (Mc – 10.18).
c) Nota 6
d) Nota 7
e) Nota 5
f) Uma nota na qual eu não tenha que me acomoda com a vida que eu tenho, mas sim precise buscar cada vez mas a presença do Senhor. (seria uma nota 7)
g) Nota 4
h) Nota 8.
i) Nota 6,5 em se tratando que no momento não estou fazendo nada mas, deveria está buscando mais o Senhor.
j) Nota 8,0 pois trabalho e fico sem tempo e também não tenho mais evangelizado.
k) Nota 4.
l) Nota 7
m) Nota 3.30 vida espiritual abalada.
n) Eu daria 7.
o) Nota 7

Quais os temas de estudo bíblicos seriam interessantes para mocidade?
a) Santificação, namoro, fidelidade, com deve ser um jovem crente.
b) Eu acredito que qualquer assunto é satisfatório, mas seria interessante se soubermos mais sobre arrebatamento, a nova era, modernismo, a vinda de Cristo, a verdadeira face do crente nesta época, entre outras. (Rm – 10.17).
c) Namoro cristão, o mundo de hoje, sexualidade entre outros.
d) Como evangelizar, namoro e até mesmo o que não deve mas acontecer no namoro dos crentes.
e) Todos os estudos são importantes para a mocidade, mas alguns que seriam interessante para mocidade:
f) Namoro, noivado e casamento;
g) Mocidade nos dias atuais;
h) Mocidade que ocupação é a tua;
i) O comodismo na igreja;
j) O arrebatamento.

k) Relacionamentos, adoração, usos e costumes, liberdade cristã, dons espirituais, frutos do Espírito, sofrimentos cristãos, salvação, fé, sexualidade cristã, humildade cristã, submissão, supremacia de Cristo, santidade, fé e obras, amor, negligência, promessas, o sangue de Cristo, sacrifícios, intimidade, língua, perdão, o sermão da montanha, deveres sociais.
l) Namoro, amizade, casamento, vida espiritual.
m) O despertar para a obra do Senhor, enchendo-se do Espírito Santo.
n) O jovem e as coisas desse mundo, falando de músicas, acessórios, amizades, namoros, televisão, e outras coisas como a internet quando essas coisas passam a fazer mal a nossa vida.
o) Namoro, companheirismo, amizade e amor.
p) Sobre relacionamento, trabalho, amizade, evangelismo.
q) Estudos que falam sobre jovens de Deus na Bíblia.
r) Namoro, temas escatológicos, o que é adoração?, casamento, arrebatamento e o que é ser santo?.
s) Seitas e heresias, usos e costumes, estudo sobre algumas igrejas.


Por que você não vem à escola dominical?
Eu venho.
Ultimamente tenho vindo, pela misericórdia de Deus, quando não venho é porque trabalho. (Mc – 9.24).
Eu venho a escola dominical.
Por motivos de trabalho.
Só não venho a EBD quando estou trabalhando ou quando acontece algum imprevisto no horário que impeça de eu ir.
Eu tenho uma dificuldade em vir a escola dominical porque é o dia em que eu pego minhas filhas pra passa o dia comigo e me toma uma parte do horário da escola dominical, mas sempre que possível eu venho a escola dominical.
Eu venho.
Eu venho só que sempre estou dando aula às crianças.
Eu passei um tempo sem vir, mas agora voltei.
Trabalho, e o meu trabalho as vezes pede que eu trabalhe nos domingos, as vezes quando não trabalho fico descansando.
Voltei a vim, não estava vindo pois estava estudando.
Venho.
Venho.
Quando não tem professor com uma qualidade e unção boa, ai fica difícil de vim, a aula em si fica cansativa.


O que você acha da Escola Dominical?

Uma benção para o nosso conhecimento.
É boa, claro que tudo que nós fazemos pode ter uma melhoria, com a EBD não é diferente. (Cl – 3.23).
Em relação a escola geral deveria melhorar muito em: professores Dinâmicos(ser uma escola mais alegre).
Muito importante para aqueles que procuram a salvação.
É uma escola das melhores que existe, e é um dos melhores estudos da Bíblia Sagrada.
A escola dominical é muito importante pois nem tudo é esclarecido nos momentos de cultos e ensaios assim quem vem a escola dominical tem a oportunidade de esclarecer as dúvidas que ele tem.
Boa.
Bastante interessante pois é na escola dominical que estamos aprendendo cada vez mas sobre as escrituras.
É ótima e essencial para vida cristã, seria também legal se voltasse como antes com gincanas bíblicas, seria legal.
Gosto muito! Mas acho que pode ser mais dinâmica onde todos participem.
Um crescimento espiritual.
Nota 10, porque a gente aprende muitas coisas para caminhar em Cristo.
Eu acho ela boa, mais deveria ser bem melhor, usando vídeos, fotos. Imagens, ser uma aula mais dinâmica.
É importante para o crescimento espiritual.


Por que você não vem ao círculo de oração?

Eu vou ao de adulto, porque no sábado estou trabalhando.
Graças a Deus tenho vindo, mais que faltado, mas estive alguns sábados longe mais Deus me deu uma ajuda graças a Deus! (Sl – 125.1).
Não vinha antes, pois estudava pela manhã, já que estou de férias vou ir.
Pelo mesmo motivo de não vir a EBD.
Eu sempre que posso estou no circulo de oração de mocidade, já no circulo de oração de adultos não dar pra vir por causa do trabalho.
Sinceramente preguiça.
Porque moro muito longe e é muito difícil vim em todos mais sempre que posso estou no círculo de oração.
Por enquanto estou indo apenas aos sábados.
Trabalho mas quando tenho oportunidade eu venho.
Falta de vergonha na cara!
Trabalho.
Trabalho.
Primeiro eu não conheço bem o círculo de oração de Bela Vista, mais por conhecer outros círculos de orações, eu sempre vou.
Porque estou trabalhando.


O que você acha do Circulo de Oração?

Uma benção para nossa espiritualidade.
É uma benção, mas eu acredito que se houvesse uma campanha de oração, fosse feito de forma mais dinâmica, atrairia mais jovens, falo de deixa o Espírito Santo a vontade. (1Ts – 5. 17 a 19).
Muito bom e importante para vida dos jovens e acho que deveriam aproveitar.
Outro trabalho muito importante para os crentes e onde conseguimos muita reserva.
Tudo que nos da a oportunidade de busca a presença do Senhor é muito importante para o crente e o circulo de oração de mocidade e o de adultos é uma delas.
Bom
Eu adoro o círculo de oração, e eu acho muito bom para os jovens para sua vida espiritual com Deus.
Muito bom, melhor do quer ficar em casa dormindo, é no círculo de oração que estamos nos enchendo da presença do Senhor.
Também é essencial para a vida cristã, no círculo de oração temos oportunidade de cantar, e falar do amor de Cristo.
Não freqüento.
Incentiva a ora mais.
Uma benção, mas poucos vão.
Não sei.
Estimula a prática da oração.


Como deveriam ser os cultos de mocidade?

Já é uma benção, mas dá mais oportunidades aos jovens.
Com muito louvor, peças, seriam interessantes, com os jovens pregando, não muito diferente do que já é, mas falta uma comissão de adoração, para tirar o morto dos crentes e dar mais uma oportunidade para os jovens entrarem na presença de Deus. (Is – 55.6).
Não tenho o que falar, apenas deveriam aproveitar mais os jovens.
Co mitos louvores, que os jovens convidassem mais seus amigos que não crentes e que a palavra sempre fosse direcionada a todos os jovens, não só os crentes.
Um culto edificante para nossa vida espiritual, onde o crente louve o poder de Deus e se encha da presença Dele.
Os cultos de mocidade deveria ser mais avivados, como: seria um culto totalmente participativo pela mocidade onde oportunidades seria dadas as jovens tanto do conjunto Filadélfia como da nave da igreja tanto pra louvar como pra dar uma saudação ou pra agradecer uma benção.
Mais dinâmicas.
Com mais rodízios entre os jovens para que se puder terem o máximo de oportunidades possíveis.
Deveria voltar como antes feito pela diretoria da mocidade ou pelo presidente dando oportunidade para os jovens, mas só para os jovens porque hoje em dia não está sendo assim.
Com slides para que todos acompanhem os hinos, momentos de louvor e adoração, usar os próprios jovens para pregar.
Ter uma reunião uma semana antes do culto para se programa, uns para portaria, outros para o louvor, outros para oferta e saudações.
Dando oportunidade aos jovens do conjunto e não os de fora que chamam.
Na minha opinião se é culto de mocidade, a prioridade das oportunidades deveria ser da mocidade, os jovens, eles teriam que ter uma participação constante.
Como haveria reunião uma vez por mês, trataria de um jovem na portaria, outros na oferta, louvor, dirigir o culto e na palavra, outros para ficar sempre pegando os nomes das pessoas que aceitam, nunca as mesmas pessoas.


Você prefere que nos cultos de mocidade sejam feitas escalas para se dar oportunidade ou que os jovens sejam chamados de surpresa?

Depende, vai de cada caso.
Eu acho melhor que sejam avisados antes, mas nada de dizer não vou! Não seria um pedido e sim um comunicado. (1Co – 10.40).
Uma escala, mais que dê para aproveitar bem os jovens.
Que todo culto seja comandado pelo Espírito Santo de Deus.
Eu concordo que a mocidade tenha a oportunidade de surpresa, pois é para ele esta preparado.
Os jovens devem ser chamados de surpresa pois cada um tem que estar preparado para qualquer momento, não só para os cultos de mocidade mas em qualquer momento.
Seria necessário avisar apenas para os jovens que for pregar para que ele se preparasse para o culto.
Concordo com escalas, mas se Deus tocar para convidar outra pessoa que assim seja.
Ser chamados de surpresa.
Assim com o filho do Homem virá como ladrão de surpresa, assim deve ser as oportunidades pois cada um deve está preparado.
Surpresa não acho que os jovens devem ser avisados, assim eles se preparavam para a oportunidade.
Não tenho preferência quanto a isto.
Sempre teve isso de surpresa, uma reunião antes.
Por um lado sim, por outro não.
Eu prefiro com escalas, porque os jovens tinham mais confiança, e que também seja mais organizado. Por exemplo: se eles louvarem que também ensaiem com os músicos.

O que os líderes de mocidade devem fazer para tornar a mocidade dinâmica, espiritual e atuante na obra do Senhor?

Fazer palestra, estudos, passeios, viagem missionária, missão no bairro. Colocar eles para trabalhar para Jesus, e sempre aconselhar, e o mais importante orar por eles.

Primeiramente participar junto com ela, temos que ter um espelho, um foco, alguém que motive e esse alguém é o presidente de mocidade. (1Co – 11.1).
Ser humilde e trabalhador.
Fazer trabalhos que despertem o interesse da mocidade, não só pensar em promover eventos, porque a obra do Senhor não é feito só com grandes cruzadas ou grandes shows.
Os lideres de mocidade devem esta preparado com a vida no altar de Deus, procurando ocupar o jovem na obra de Deus.
Os jovens da Bela Vista I é uma mocidade que gosta de trabalhar, mas é necessário que envolva os jovens nos eventos da igreja para que eles se dediquem cada vez mais e na parte espiritual tem que haver um envolvimento dos lideres com a mocidade nos ensaios e nos trabalhos que envolve a mocidade.
Acima de tudo dar testemunho, promover gincanas, atividades de lazer, consagrações, palestras que abordem a área social e espiritual, entre outras coisas.
Fazer bastante palestras, estudos, retiros dinâmicos e fazer campanhas de oração.

Bom a princípio não sei, mas eu acho que através de estudos feitos em grupos para que cada um saiba das suas responsabilidades, direitos e deveres com cristão. Porque é nosso dever ir de encontro com aqueles que estão se perdendo e lhes falar do amor de Cristo, com um dia alguém veio falar para você.
Devem está a frente da batalha dando o exemplo. Devem também promover estudos e aplicar até provas com alguns brindes para chamar a atenção da mocidade, deve ser feitas consagrações e campanhas de orações para desenvolver o Espírito do jovem para reavivar os jovens.
Precisamos ser ouvidos! Nunca temos razão em nada! Enfim acho que devemos também participar de todas as decisões, promover campanha de oração, ter mais reunião para expressar algumas idéias e tratar de outros assuntos e torno a repetir em relação a lazer, nem tudo é só obrigação!
OBS: os jovens da nave da igreja também são jovens, devem ser comunicados de tudo também.
Interagindo com ela.
Dando mas apoio aos jovens, para fazer a obra do Senhor, com responsabilidades.
Só basta pensar como jovem, os jovens gosta de coisas diferentes, ai só basta concilia a espiritualidade.
Acreditar mais nos jovens.

© 2010 Assembléia de Deus em Bela Vista I Natal/RN
webmaster@adbelavista1.com.br